rss aptur youtube aptur twitter aptur facebook art&tur
 
 
 
Keynote Speakers ›› Oradores convidados
Michele Douglas Turco

Michele Douglas Turco

Douglas Michele Turco é Professor e Reitor para Assuntos Académicos no College of Global Studies da Universidade de Arcadia (www.arcadia.edu). Concluíu o doutoramento na Universidade do Novo México, após licenciatura e mestrado pela Universidade de Wisconsin em LaCrosse. Antes de trabalhar na Universidade de Arcadia, Turco era professor de Desporto e Turismo na Universidade de Drexel (no College of Professional Studies) onde, em 2010, lhe fora atribuído o título de Investigador Sénior. Desde 2002, foi professor catedrático na Universidade Estatal de Illinois. Douglas Michele Turco é também professor visitante no Instituto de Gestão de  Rajiv Gandhi, na Índia, no IMC FH-Krems (Áustria), na American University da Roménia, e na Universidade Nacional do Desporto de Taiwan.

Turco leciona turismo desportivo, marketing turístico, globalização do desporto e economia desportiva. É autor de vários livros e de mais de 40 artigos publicados nas seguintes revistas científicas: Sport Marketing Quarterly, International Journal of Sport Management, Journal of Travel Research, Journal of Sport and Tourism, entre outras. Turco é também consultor de planeamento de grandes organizações internacionais nas áreas do desporto e turismo, dos impactos de mega eventos e na investigação dos mercados de consumo. O seu portfolio de investigações recentes inclui os seguintes eventos: EURO 2012 (UEFA Cup), Campeonato Mundial Feminino de Ténis 2010, Jogos da Commonwealth (Delhi, 2010), Campeonato Mundial de Futebol (FIFA 2010), Campeonato Norte-Americano de Golfe, Universíadas Mundiais, Deaflympics, Pocono 500, e Taça Mundial de Cricket.



Teresa Ricou

Teresa Ricou

Artista sempre estreitamente ligada às artes circenses, Maria Teresa Madeira Ricou é detentora de um vasto curriculum artístico e profissional. 

Em 1981, criou o projeto Chapitô - a promoção da educação e da formação profissional através das artes e dos ofícios do espetáculo, com forte intervenção na integração social e comunitária - tal como Teresa Ricou, a sua mentora, o definiu. Na sequência de um acordo estabelecido com o Ministério da Justiça, é construído o espaço (antigas Mónicas / prisão de raparigas) onde o Chapitô desenvolve o seu projeto global, o programa do Chapitô passou então a incluir ações de animação e de formação de carácter pedagógico com o objetivo de integrar pelas artes crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, provenientes de institutos de reinserção social.

Fundadora, mentora e construtora do projecto Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, Teresa Ricou viu inúmeras vezes o seu trabalho reconhecido ao nível nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuídos, enquanto presidente desta associação, o Prémio Phill Collins (Rei Balduíno) pela Fundação Cultural Amesterdão, o Prix de l’Initiative pela Fondation du Credit Cooperatif em 1989, a Solid Silver Rose Award pelo European Awards em 2005 e, mais recentemente, o Prémio Gulbenkian Beneficência em 2009.
 
Teresa Ricou viu, no ano de 2009, a sua biografia, da autoria de Paula Moura Pinheiro, pesquisa histórica de Maria João Brilhante e design gráfico de Henrique Cayatte, publicada numa edição de autor.


Alexis Papathanasis

Alexis Papathanasis

Alexis Papathanassis estudou na Universidade de Bath e no London School of Economics.   Concluíu o doutotamento em Ciências Económicas na Universidade de Leibniz (Alemanha).  Antes de se tornar professor a tempo inteiro, Alexis fez carreira no operador turístico TUI. Aí trabalhou como gestor de desenvolvimento de negócios com o sistema TUI Infotec, e participou e liderou com sucesso vários sistemas de integração em seis subsidiárias da TUI na Europa. Desde 2005, Alexis Papathanassis é Professor de Gestão de Cruzeiros e de e-Turismo na Universidade de Ciências Aplicadas de Bremerhaven. É deão para Assuntos Pedagógicos da Faculdade de Economia e Gestão, Co-Diretor do Instituto de Turismo Marítimo e Presidente da Cruise Research Society.  É também professor visitante da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen e da Academia Russa de Negócios Estrangeiros, e membro da Associação Alemã de Investigadores de Turismo. É também consultor de diversos operadores turísticos e de empresas de Cruzeiros. 


Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita é Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, empresa líder na Europa no turismo de cruzeiros.
- Licenciado em Marketing
- Licenciado em Publicidade
- MBA em Gestão Negócios Turismo
MSC Cruzeiros é líder mundial de mercado no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil, e opera em todo o mundo. A companhia realiza cruzeiros durante todo o ano pelo Mediterrâneo e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, nas Caraíbas, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico e no Sul e Oeste de África. A empresa é 100% europeia, emprega uma equipa de 12.000 colaboradores em todo o Mundo, e possui escritórios em 43 países.  



Ana Barbosa

Ana Barbosa

Ana Barbosa nasceu no Porto em 1949 e vive há mais de 25 anos no Alentejo. Licenciada em Filosofia, iniciou a sua carreira no Turismo com a constituição, em 1990, da empresa de Animação Turística TurAventur – Aventura e Turismo Lda, de que é sócia gerente.

Participou na concepção e implementação deste projecto empresarial e foi autora e co-autora de vários trabalhos de informação turística sobre o Alentejo. Foi co-fundadora, em 1996, da PACTA – Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e Turismo de Natureza e Aventura, na qual desempenhou o cargo de Presidente da Direcção até à fusão de que resultou a APECATE. 

Nesta Associação é Presidente da Direcção e Presidente da Secção de Animação Turística. Em sua representação é membro da Turismo do Alentejo – ERT e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Turismo do Alentejo – ARPT. Em 2010, recebeu o 1º Prémio “Turismo do Alentejo”, atribuído pela ERT pelos serviços prestados ao desenvolvimento turístico do Alentejo


Paulo Lopes

Paulo Lopes

Paulo Lopes, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, com uma Pós-Graduação em Gestão pela Universidade do Porto e uma Pós-Graduação em Planeamento e Desenvolvimento de Produtos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em 2005 cria a empresa de Animação Turística Oficina da Natureza.

Reparte o seu tempo entre a actividade de gestor de projectos informáticos e a de responsável pela Oficina da Natureza. Tem sido orador em múltiplos seminários e conferências ligadas à Animação Turística e Empreendedorismo.


Artur Cardoso

Artur Cardoso

Artur Domingos Fernandes Cardoso é sócio gerente do Pena Aventura Park.

O Pena Aventura Park está localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, com acesso fácil por auto-estrada. Dispõe uma grande variedade de actividades. Desde de actividades aéreas até actividades aquáticas é possível encontrar neste parque. O Pena Aventura Park possui o maior fantasticable do mundo (um cabo com 1538 metros de comprimento e 150 metros de altura. Nesta actividade é possível “voar” a uma velocidade máxima de 130km por hora).



Ana Martins

Desde sempre ligada à arte nas suas diferentes formas. Fez produção teatral e dirigiu diferentes estruturas culturais, desde companhias de musica clássica a teatro, televisão e cinema.

Década e meia da sua vida entregou a sua energia na concretização de uma unidade fabril de papel tradicional, a partir de têxteis e na sua vertente mais ambiental. Nesta unidade criou uma vertente pedagógica.  

Em paralelo, funda a PédeXumbo e acompanha o Festival Andanças desde o seu inicio. 

O Andanças é um festival que promove a música e a dança populares enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

Desde 2010 coordena o Festival Andanças, promove a deslocalização do festival, que acontecerá em 2013 em Castelo de Vide e desde 2012 é coordenadora da Associação PédeXumbo.


 
Newsletter        
Subscreva a nossa Newsletter

Receba periódicamente as últimas novidades da
ICTR.


 
 
 
2012 © ICTR. Todos os direitos reservados
Design Netgócio
 
 
   
IPL Mais Centro QREN União Euroepia AIRO